quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Menos 1 ano de insatisfações!

Ultimamente, veio à minha mente uma mudança que, ao meu ver, seria benéfica ao nosso país. Essa ideia é a diminuição do mandato eleitoral de alguns políticos brasileiros.
Estamos acostumados a ouvir falar que 4 anos é pouco para mudar um país. Isso na voz de um presidente, mas, e na voz de um prefeito de uma cidade do interior? Devemos acatar essa desculpa?
Se esses 1461 dias(contando um dia do ano bissexto) são poucos para trazer melhorias a um município que não é capital do estado, acaba sendo muito tempo para os cidadãos esperarem por algum progresso que venha a favorecê-los.
2 anos seriam poucos demais e poderiam haver desculpas e argumentos bem arquitetados para não aprová-los, até a população poderia criticar essa ordem por se tornar um tanto quanto cansativo ir ás urnas e dobro das vezes que normalmente iriam. Não concordaria com essa opinião, pois quem se importa realmente com o futuro do local onde vive, não ficaria triste ou entediado de ir 1 ou 2 dias a mais em 2 anos, mas ainda assim, o argumento é valido.
Portanto, 3 anos estariam de ótimo tamanho para se adaptar ao governo e ouvir as preces da população, já que, eles iriam trabalhar sob uma pequena pressão e ameaça de não ser reeleito.
É válido lembrar ás pessoas que, se estiverem insatisfeitas com seu atual mandato e estando em maioria, elas podem obrigar seu governante a renunciar, o que muitas pessoas não sabem ou esquecem.

2 comentários:

  1. Eu acho que é possível sim fazer uma eleição de 2 em 2 anos, pois a cada dois anos ocorre eleições, a diferença é que uma é pra prefeito e outra pra presidente. Deveria ser assim: enquanto estão elegendo o presidente o prefeito tem 2 anos de mandato, então o eleitor iria a urna e votava no novo presidente e se queria ou não que o atual prefeito continuasse, para o presidente da mesma maneira, enquanto elege o prefeito avalia na urna o desempenho da presidência. Bom texto, Erick! ;)

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia também, só que "neguinho" ia ficar com aquelas "ladainhas" de que não teve tempo de fazer muita coisa!
    Obrigado pela opinião Jamile e valeu pelo elogio!

    ResponderExcluir